Entrar   |     Anuncie: com destaque ou grátis

 

Sobre a Cidade Bento Gonçalves

Bento Gonçalves é uma cidade no estado Rio Grande do Sul.

Infraestrutura - A cidade conta com uma boa infraestrutura de lazer, moradia, transporte, educação.

Comércio - Nesta cidade também se localizam diversos supermercados e hipermercados, farmácias, restaurantes, pizzarias, redes de fast-food, hospitais públicos e particulares, parques, hotéis, postos de combustíveis (Petrobras e Shell), limpeza automotiva, bares, igrejas e várias lojas.

Ensino - Encontra-se na cidade uma grande quantidade de escolas.

Saúde - Nesta cidade também encontram-se diversos hospitais privados e clinicas especializadas.

Parques - Nesta cidade também encontram-se diversos parques.

Cidades vizinhas

Sobre a Cidade Bento Gonçalves

Bento Gonçalves é um município do estado do Rio Grande do Sul, na Região Sul do Brasil. Ao longo de sua história, já foi conhecido como Cruzinha e Colônia Dona Isabel. A cidade foi erguida na sede da Colônia Dona Isabel, distrito da cidade de Montenegro até 1890. A área era percorrida por índios caigangues, os quais se fixavam em pequenos grupos, especialmente nas margens do Rio das Antas, mas estes foram desalojados progressivamente pelos chamados "bugreiros", abrindo espaço, no final do século XIX, para que o governo do Império do Brasil decidisse colonizar a região com uma população europeia. Desta forma, milhares de imigrantes, em sua maioria italianos da região do Vêneto, mas com alguns integrantes de outras origens como alemães, franceses, espanhóis e polacos, cruzaram o mar e subiram a Serra Gaúcha, desbravando uma área ainda quase inteiramente virgem.Depois de um início cheio de dificuldades e privações, os imigrantes conseguiram estabelecer uma próspera cidade, com uma economia baseada inicialmente na exploração de produtos agropecuários, com destaque para a uva e o vinho, cujo sucesso se mede na rápida expansão do comércio e da indústria na primeira metade do século XX. Ao mesmo tempo, as raízes rurais e étnicas da comunidade começaram a perder importância relativa no panorama econômico e cultural, à medida que a urbanização avançava, formava-se uma elite urbana ilustrada e a cidade se abria para uma maior integração com o resto do Brasil. Durante o primeiro governo de Getúlio Vargas houve uma séria crise entre os imigrantes e seus primeiros descendentes e o meio brasileiro, quando o nacionalismo foi enfatizado e as manifestações culturais e políticas de raiz étnica estrangeira foram severamente reprimidas. Depois da Segunda Guerra Mundial a situação foi apaziguada, e brasileiros e estrangeiros passaram a trabalhar concordes para o bem comum. Em 2016 o município adotou o talian como língua co-oficial, ao lado da língua portuguesa.[9]Atualmente, a cidade é o 18º município mais populoso do Rio Grande do Sul e o 264º município mais populoso do Brasil. Sua economia se baseia na produção de uva e vinho, no turismo e no setor moveleiro, sendo o maior polo moveleiro e um dos maiores polos industriais e turísticos do Brasil.

Lema

Paz e trabalho

Gentílico

bento-gonçalvense

Localização

Coordenadas

29° 10' 15" S 51° 31' 08" O

Unidade federativa

Rio Grande do Sul

Região metropolitana

Serra Gaúcha

Municípios limítrofes

Norte: VeranópolisLeste: Pinto BandeiraSudeste: FarroupilhaSul: GaribaldiSudoeste: Santa TerezaOeste: Monte Belo do SulNoroeste: Cotiporã

Distância até a capital

109 km

História

Fundação

11 de outubro de 1890 (132 anos)

Administração

Prefeito(a)

Diogo Siqueira (PSDB, 2021 – 2024)

Características geográficas

Área

273,576 km²

População

123 090 hab.

Densidade

449,9 hab./km²

Altitude

691 m

Clima

subtropical (Cfa)

Fuso horário

Hora de Brasília (UTC?3)

CEP

95700-000 a 95714-999

Indicadores

IDH-M

0,778 ? alto

PIB

R$ 6 450 900,60 mil

PIB per capita

R$ 52 961,75

Página oficial

Prefeitura

www.bentogoncalves.rs.gov.br (Prefeitura)
www.camarabento.rs.gov.br (Câmara)